quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Das caixas do supermercado

No espaço de 72horas, sim, 72h, defendi duas vezes dois operadores de caixa de dois supermercados diferentes mas no mesmo bairro.


Pingo Doce, 11 de Outubro:

Filas enormes. Mais de 5-6 clientes na fila. Estou na fila das caixas ditas normais, não das prioritárias. Atrás de mim está uma velha com uma netita com ano e qualquer coisa num carrinho de bebé. A garota super bem disposta, ora morde o peluche que trazia, ora morde um pedaço de pão.
A velha gritava incessantemente com a neta "Carlota, está quieta, está quieta oh Carlota". Gritava com a neta e gritava para os meus ouvidos porque estava mesmo atrás de mim.

A fila era lenta e mais lenta ficou quando um velhote pede educadamente para deixar passar primeiro, porque só queria comprar uma garrafita de vinho. E atrás de mim a velha barafustava em som audível algo como "deixam passar um velho bêbedo e não me deixam passar a mim que tenho um bebé... mal criadõeeeeeees! Gentinha estúpida". Comecei a fazer tripas coração para a ignorar para não me chatear forte e feio. Entreti-me a folhear uma revista, como forma de me anestesiar de tudo, mesmo não me conseguindo concentrar com o "Ta quieta Carlota" e  com aquele tonzinho de considerar estar numa fila um verdadeiro frete.
Chego à minha vez, pago, começo a ensacar as coisas e a velha vira-se para a rapariga da caixa e diz:

"MENINA, QUERO IMEDIATAMENTE O LIVRO DE RECLAMAÇÕES PARA FAZER UMA QUEIXA CONTRA SI"

A rapariga fica estática e perguntei imediatamente à velha porque haveria de fazer tal coisa.
A velha diz-me: "Fique sabendo que eu conheço os MEUS DIREITOS. Esta menina tinha a OBRIGAÇÃO de me atender primeiro! A OBRIGAÇÃO! Tal como você e as pessoas que estavam à sua frente tinham a OBRIGAÇÃO! Mas que posso querer eu quando sei que nesta área vive gente POUCO CIVILIZADA, né? EU SEI BEM OS MEUS DIREITOS, TÁ A VER?"

Fervilhei um bocado. Mas respondi: "Se sabe tão bem os seus direitos, deveria saber que a caixa mesmo ao lado desta é que é para pessoas com prioridade. Logo eu não tenho a obrigação de a deixar passar. Lamento. E a senhora não me parece uma pessoa que deveria ter prioridade! Está com a criança, bem sei, mas está com uma criança que está perfeitamente sentada num carrinho de bebé. Mas olhe se quer puxar pelos seus direitos, eu também vou puxar pelos meus: EU TENHO DIREITO A FAZER AS COMPRAS SOSSEGADA e o que a senhora fez durante os minutos que estivemos na fila foi BARAFUSTAR E GRITAR, COISA DE GENTE MESQUINHA E POUCO CIVILIZADA, TÁ A VER? Mas ainda quer escrever a bendita queixa?"

A mulher encolheu-se toda. A rapariga da caixa esboçou um sorriso. Saio do espaço com uma sensação de vitória, sem antes de passar no cacifo calmamente para retirar outras sacas e para verificar que a velha não ia aprontar alguma.


Lidl, 13 de Outubro

Filas enormes. A culpa é dos benditos cremes para o rosto que estão em promoção. Uma fulana desata a destratar mal o operador de caixa com um "seu estúpido, ladrão, inútil" e outros impropérios.
"VOCÊ QUERIA-ME ROUBAR NAS CONTAS! O tomate custa 80centimos e não 1€. LADRÃAAAAAO!"

O rapaz praguejava qualquer coisa que eu também não percebia bem dado o seu sotaque criolo.

Minha reacção:
"Pssst, minha senhora, não acha que está a fazer demasiado escabeche? Quer que lhe pague os tomates só para a fila avançar sossegada?"
Ela: "Este preto é um ladrão! Um desonesto!"
"Vamos lá ver uma coisa... Ele pode ter-se enganado e não é por isso que ele seja desonesto. Mas uma coisa é certa: A sua falta de educação e principalmente FALTA DE RESPEITO, vocabulário vulgar e RACISMO por quem está aqui a dar o seu melhor, bate qualquer sinal de desonestidade que ele possa ter tido consigo. Tenha vergonha!"

A mulher saiu de lá rapidamente. Ainda gostava de saber qual é a função do segurança nestes supermercados já que ele ficou impávido e sereno e nada fez para amenizar tal espectáculo.


Alima, defensora dos operadores de caixa desde Outubro 2016,

4 impressões:

Agridoce disse...

As pessoas descarregam as suas raivas e frustrações em quem consideram inferiores... É tão triste!...

Anónimo disse...

Clap, clap, clap...

António André disse...

onde é que se faz o Like?

S* disse...

Desculpa, mas fez-me rir!!

Enviar um comentário