domingo, 20 de julho de 2014

E lembrei-me disto... SILICOSE



A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.

Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose. Pode ser confundida como edema pulmonar, pneumonia ou tuberculose.

A silicose comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. (RETIRADO DA WIKIPÉDIA)


A silicose matou muita boa gente na terra dos meus avós. Dado que na década de 40, foi o auge da exploração das minas de volfrâmio tanto para os Alemães como para os Ingleses, muita gente devido às más condições de segurança no trabalho, não chegou à década de sessenta sequer, não só por causa da silicose, mas também por causa das tuberculoses, enfisemas, cancros, desnutrição e acidentes nas minas.

Numa terra onde predominavam viúvas jovens, numa terra em que se via os maridos a tossir sangue e a morrerem sufocados, fica a minha homenagem a vítimas indirectas da Segunda Guerra Mundial.



Foto que o meu avô tinha num album com gentes da aldeia no tempo das minas. 

0 impressões:

Enviar um comentário